Apoio especializado para realizar a destinação de resíduos da construção civil correta representa economia certa
A indústria de construção civil é uma das principais movimentadoras de capital em todo o país. Todos os dias são projetados e erguidos novos prédios com fins comerciais ou residenciais, e ,desta forma, a quantidade de resíduos gerados durante as obras cresce proporcionalmente. Mas, para onde segue todo esse material? Qual a correta destinação de resíduos da construção civil? Essas são questões muito importantes para os responsáveis por obras de construção civil em todo país.
Pelo volume de resíduos gerados, a preocupação com o descarte desses resíduos é válida e passou a ser acompanhada e normatizada pelas legislação, pois as consequências de um descarte inadequado causam transtornos e prejuízos para toda a coletividade.
Realizar a correta destinação de resíduos da construção civil é obrigação da empreiteira responsável pelo processo de construção. No Estado de São Paulo, por exemplo, a prefeitura se responsabiliza apenas por 20kg de resíduos de construção civil, sendo responsabilidade de empresas de grande porte, encontrar uma maneira apropriada para o descarte e destinação de resíduos da construção civil, de forma de que esses resíduos sejam descartados de maneira segura, sem agredir a rotina da sociedade e o meio ambiente.
Os resíduos de construção civil são classificados pela NBR 10004, como classe B “ não perigosos”, que significada que esse tipo de lixo não possui nenhum risco de contaminação ao ser humano. No entanto, A Associação Brasileira de Normas Técnicas –ABNT informa que esse tipo de resíduos sólidos, podem sim oferecer algum riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública , quando não são gerenciados adequadamente. Podendo ser responsáveis por enchentes e outros processos prejudiciais a cidade de forma geral.